
A partir desta segunda-feira, 11, todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Bahia passam a oferecer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O anúncio do órgão chega quatro meses após o início do projeto no estado, ampliando o atendimento para diversas localidades.
Agora, além das unidades já existentes, o documento também pode ser emitido nos Pontos SAC de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. Ao todo, são 90 unidades da rede na Bahia, incluindo as três carretas do SAC Móvel, distribuídas pelo estado para facilitar o acesso ao serviço.
Como agendar o atendimento
Para emitir a nova identidade, é necessário agendar previamente pelo aplicativo ou portal do SAC, ou pelo call center nos números: (71) 4020-5353 (para chamadas de celular) ou 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo).
A primeira via da CIN é gratuita e tem como identificação única o número do CPF. Para a emissão, é obrigatório apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Importante: caso a certidão esteja plastificada, é necessário levar também uma cópia.
Novidades e inclusão de informações adicionais
A CIN permite a inclusão de números de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. O cidadão também pode incluir informações de saúde importantes, como condições de saúde específicas — Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Informações adicionais, como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos, também podem ser incluídas.
Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, a pedido do cidadão. Em casos de mudança de nome na certidão de nascimento, passa a valer apenas o novo registro, facilitando processos e garantindo a atualização dos dados.
A expansão do serviço da CIN em toda a Bahia promete maior agilidade e acessibilidade para a população, contribuindo para a modernização da identificação nacional.