
Durante o evento de entrega dos selos dos festejos juninos, promovido com apoio de órgãos estaduais, o Ministério Público da Bahia reforçou a recomendação para que todas as prefeituras do estado que ainda não possuem órgão de controladoria com status de secretaria enviem seus respectivos projetos à Câmara Municipal. A medida busca garantir mais efetividade na gestão pública e transparência no uso dos recursos.
Entre os municípios que já atendem essa orientação, Jussari se destaca como exemplo positivo. A cidade já conta com uma Controladoria Geral do Município atuante, estruturada e com o devido status de secretaria o que garante mais autonomia, capacidade técnica e efetividade no controle interno da administração.
Para o prefeito Orleans Mascarenhas, a estruturação da controladoria foi uma ação estratégica dentro do modelo de gestão adotado no município. “Acreditamos que uma gestão eficiente começa pela transparência. A criação da Controladoria com status de secretaria foi uma medida fundamental para garantir o controle adequado dos recursos públicos e o bom funcionamento da máquina administrativa. Jussari segue sendo referência em gestão, e estamos orgulhosos de avançar com responsabilidade e compromisso com o cidadão.”
Com atuação preventiva e orientadora, a Controladoria Geral do Município de Jussari tem desempenhado um papel central na promoção da ética, eficiência e legalidade na administração pública. A equipe técnica acompanha processos internos, emite pareceres, realiza auditorias e promove melhorias contínuas na gestão, contribuindo para decisões mais seguras e políticas públicas mais eficazes.