
O presidente da Câmara de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), deve ser o nome de uma das principais correntes da internas do PT, a Resistência Socialista, para disputa da presidência do partido. Jovem e vereador mais votado da história da cidade, Manoel tem a simpatia do governador Jerônimo Rodrigues por ter sido fundamental para a aliança do PT com o prefeito Augusto Castro.
Na ocasião, Porfírio derrotou internamente o grupo de Geraldo Simões e permitiu que a base de Jerônimo seguisse unida na eleição. A Resistência Socialista, corrente de Manoel, é o maior agrupamento em número de parlamentares eleitos do PT baiano, com dois deputados federais (Joseildo Ramos e Waldenor Pereira) e três deputados estaduais, (Osni Cardoso, Zé Raimundo e Maria del Carmen), além da ex-prefeita Moema Gramacho. A RS foi decisiva também para a vitória do atual presidente Éden Valadares.
Informações dos bastidores apontam que Manoel teve sinal verde do governador para entrar na disputa e pode ter candidatura confirmada nos próximos dias.